Por enquanto disponível apenas no Rio de Janeiro e em São Paulo, uma empresa que oferece serviços de banda larga acaba de lançar a maior velocidade de acesso à internet disponível no país: 500 megabits por segundo. A conexão é toda em fibra ótica; inclusive a última milha – até a casa ou empresa do cliente.
Nós fomos experimentar essa internet ultrarrápida para entender, na prática, o que significa navegar com 500 Mega de velocidade. Primeiro fizemos alguns testes básicos de velocidade: no SIMET, o Sistema de Medição de Tráfego Internet, a conexão até ultrapassou o previsto: com 100 megabits por segundo de upload e quase 520 mega de download. Fizemos também outros testes, mas descobrimos que para aferir tal velocidade é preciso escolher um servidor que suporte a banda de 500 mega.
Navegando, a experiência é surpreendente – mesmo pra que já tem uma conexão rápida. Parece mesmo a internet da televisão; aquela que você clica e pronto, está tudo na sua tela. E é assim mesmo. Abrir qualquer página – por mais pesada que ela seja – é praticamente instantâneo. Veja só a rapidez para acessar um vídeo do próprio Olhar Digital em Full HD... No YouTube, a mesma coisa; os vídeos em alta definição carregam quase que instantaneamente. A velocidade é tanta que mesmo que você clique em qualquer ponto do vídeo, ele não trava e muda na hora...
A gente tentou fazer alguns downloads também para testar a conexão. Mas então descobrimos que a velocidade de 500 mega não é suficiente para alguns sites. Isso porque a velocidade do download depende também da disponibilidade do conteúdo na outra ponta. Ou seja, em alguns casos fizemos downloads em poucos segundo e, em outros, demorou bastante.
É importante lembrar que para usufruir de uma conexão rápida assim, o usuário precisa atentar para as especificações da rede e das máquinas que vão usar os 500 mega. Além de configurações de hardware, é necessário que os equipamento suportem conexões gigabit ethernet. E, no caso do wi-fi, é preciso usar os novos roteadores padrão “AC”...
Navegar com alta velocidade é mesmo muito bacana. A parte chata fica na hora de pagar a conta; o serviço é meio caro ainda: para o mercado residencial, a mensalidade do plano de 500 mega é de 800 reais – isso pra contratação junto com o serviço de TV a cabo e telefone. Já para o mercado corporativo, o serviço custa quase mil reais.